ESTÁ PENSANDO EM EMPREENDER?

Você é uma daquelas pessoas que está pensando em empreender?

Então precisa planejar com todo cuidado, e o primeiro passo é identificar exatamente por que está querendo montar o seu próprio negócio.

Muitas empresas fecham suas portas após os cinco anos de atividades e outras nem chegam aos dois anos simplesmente porque faltou um bom planejamento prévio.

Conheço muitas histórias de pessoas que colocam todas as suas economias num negócio, sem nenhuma afinidade e conhecimento do ramo. Portanto, preparar-se previamente é fundamental.

Se você não é do ramo, pesquise, estude, faça cursos, visite outras empresas, troque ideias com quem já atua e tem experiência no ramo.

Também presenciei muitos casos em que o pai abriu uma empresa para o filho, sem saber se o filho realmente queria  atuar no negócio, sem avaliar se ele realmente  tinha vocação para empreender ou se estava realmente preparado. Neste caso, de quem é o sonho?  Do pai ou do filho? Portanto, entre sonhar e transformar sonhos existe uma distância que precisa ser reconhecida.

Outras pessoas se jogam num novo negócio apenas porque estão entediadas com o emprego atual ou com seus chefes. Porém, se esquecem de pensar de como será quando tiverem que assumir compromissos com os custos, com clientes, funcionários, fornecedores e todas as demais responsabilidades de um empreendimento.

Partir para um negócio próprio não pode ser simplesmente uma fuga, precisa de todo o cuidado e definição de estratégias certas.

Quando seguimos um  Plano de Negócio, somos induzidos a avaliar todas as variáveis. Este processo nos leva a visualizar o negócio desde a concepção, até a operação e sobrevivência no seu segmento.

Mesmo fazendo um excelente planejamento existe o “risco” e os riscos precisam ser estudados. Se existe o risco mesmo planejando, imaginem sem planejamento?

O mundo está passando por uma evolução galopante. Os produtos que hoje são novidades, amanhã já têm substitutos. Portanto, empreender hoje exige maior preparo e reconhecer esta dinâmica é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio.

Uma empresa, seja ela qual for, deve nascer com o propósito de gerar valor econômico e assim gerar valor para às pessoas.

Empreender de forma sustentável é possível, desde que haja estratégias certas: definição de foco, experiência no segmento, fôlego financeiro pós-operação, análise de riscos, abertura para inovação, planejamento e recursos para marketing, análise de viabilidade, ferramentas e equipes qualificadas, sistema qualificado de produção e operação, disposição para trabalhar muito mais do que quando era empregado… Estes e muitos outros fatores emergem da elaboração de um Plano de Negócio, que nos leva a construir uma nova empresa mais sólida e assim nos introduz no mundo do empreendedorismo.

Roseli Capudi é palestrante, consultora e empresária.  Atua na liderança e gestão empresarial mais de 30 anos.

Deixe um Comentário