DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Descubra o seu Propósito Transformador Massivo, tome posse e mude o seu mundo!

Você pode ser bem + feliz!

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher provoco minhas companheiras para uma reflexão, sobre o tão falado Empoderamento Feminino no mundo dos negócios.

As mulheres estão  empreendendo cada vez mais no Brasil. Segundo o IBGE, o número de empresas formadas por mulheres, cresceu 34%  nos últimos 10 anos. No entanto, este crescimento não significa que a mulher já chegou lá. Diante das dificuldades para se manter empregada, por diversas questões, entre elas a adequação familiar,  filhos pequenos ou baixa capacitação, muitas optam por montar o seu próprio negócio. O caso é que grande parte das mulheres ainda não conseguiram  atingir o nível profissional que gostariam. Talvez, por falta de oportunidade ou despreparo,  algumas não conseguem planejar adequadamente a administração do seu novo negócio, gerando muitas frustrações e até a morte da empresa. Por outro lado, outras mulheres se destacam no meio deste novo momento do mercado digital que vem ganhando espaço ao modelo tradicional de trabalho. Elas se superam e conseguem manter sua trabalhabilidade pensando diferente e se libertando dos modelos tradicionais.

Na onda do Empoderamento Feminino, muitos pensam que as mulheres já chegaram lá, mas na verdade não é bem assim não. As mulheres ainda são minoria no comando das empresas. Segundo dados divulgados pelo IBGE, o número de mulheres nos cargos gerenciais caiu de quase 40% para 38%, em quatro anos. O Great Place to Work publica o ranking das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, e chama a atenção para a baixa representação feminina em cargos de liderança, mesmo em empresas consideradas referência em gestão de talentos. Para cada 10 cargos de liderança, somente 1 é ocupado por mulher.

Diante deste  cenário, precisamos refletir sobre as causas destas diferenças e considerar o longo processo histórico da evolução, onde num primeiro momento, as mulheres eram apenas figurativas e excelentes reprodutoras. É claro que estão evoluindo e conquistando seus espaços, mas temos que levar em conta o processo desta transição para realmente chegar lá de fato. Precisam correr atrás do tempo perdido, buscar capacitação para bem se posicionar e crescer nos negócios de forma sustentável.

As mulheres são seres humanos dotados de inteligência, com o mesmo potencial do intelecto dos homens, e podem chegar na liderança de qualquer negócio por sua capacidade intelectual e competência técnica. Basta se preparar e focar nos objetivos. Mas antes, precisa perceber e reconhecer seu Propósito Transformador Massivo, seu verdadeiro talento, sua missão de vida, seu valor, e então por em prática toda sua força transformadora seja nos negócios, na carreira, ou na vida pessoal.

Entendo por Empoderamento Feminino o processo de tomada de posse, ou seja, apropriar-se daquilo que já lhe pertence, utilizando-se da sua Inteligência e Sabedoria.

Roseli Capudi

Deixe um Comentário