A PALESTRA COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL CORPORATIVA

Um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer é investir na Capacitação e Desenvolvimento dos seus colaboradores.

A Capacitação aborda mais o aspecto técnico inerente ao desempenho da função (Capacitação Técnica) e o Desenvolvimento Humano é mais amplo, aborda o aspecto comportamental. A forma de como o colaborar enfrenta problemas e se relaciona com as pessoas são fatores que também influenciam diretamente no desempenho da função.

Lembro-me de um caso ao final de uma das minhas palestras, quando uma pessoa veio até mim para cumprimentar-me dizendo-se em dúvida se deveria ou não vir àquela palestra, pois tinha decidido pedir demissão da empresa onde trabalhava, pois se sentia entediada e já vinha  planejando a melhor data para a sua saída.

Acabou optando por assistir a palestra, na busca de algum estímulo ou orientação para uma decisão mais segura.

“Disse parecer que durante o tempo todo, ela sentia que eu falava diretamente para ela. As palavras e reflexões encaixavam-se perfeitamente na sua realidade“. Enfim, esta pessoa veio até mim para agradecer-me com lágrimas nos olhos, dizendo que eu acabara de salvar o seu emprego. Naquele momento ela percebeu que o problema não estava no seu ambiente de trabalho, nas pessoas ao seu redor e nem na sua  chefia, mas estava dentro dela mesmo. Decidiu então encarar os fatos, mudar de atitude e permanecer na empresa, propondo-se a mudar o seu comportamento  e a forma de tratar as pessoas no seu trabalho…  Estava muito agradecida pela mensagem que aquela palestra lhe trouxe, dando um novo sentido ao eu futuro.

Tempos depois, a encontrei feliz da vida, ainda no mesmo emprego onde foi até promovida.

Trago este pequeno exemplo para ilustrar que uma palestra pode se tornar uma excelente ferramenta para o Desenvolvimento Humano das pessoas, atuando diretamente no processo de conscientização e qualificação.

Uma empresa sustentável também se preocupa com o bem-estar das pessoas em seu ambiente do trabalho.

Proporcionar condições adequadas para que o trabalhador produza com mais qualidade passa pelo processo educacional, pois evoluímos quando somos convidados a refletir sobre atitudes e comportamentos. Por isso, uma palestra bem estruturada com conteúdos relevantes pode ajudar muito a melhorar o ambiente de trabalho.

Roseli Capudi é palestrante, consultora e empresária, com mais de 30 anos atuando na gestão de empresas liderando equipes em diversos segmentos.

Deixe um Comentário